5/10/2010

PI: Embrapa aposta no pinhão-manso e gramíneas para frear erosão
O cultivo do pinhão-manso e de gramíneas, como o capim Andropogon e o Brachiaria, é uma das apostas da Embrapa Meio-Norte para reverter a dinâmica do processo de erosão do solo no município de Gilbués, a 830 quilômetros ao sul de Teresina


Hoje, a área degradada na região é de 7.694 quilômetros quadrados, que corresponde a quatro vezes o tamanho do Principado de Mônaco, no litoral sul da França.

A construção de terraços – diques que controlam a erosão, aumentam a produtividade das culturas e evitam desgaste das máquinas agrícolas – e o plantio em sulcos – pequenos canais ao longo da área – obedecendo as curvas de níveis, são técnicas que estão sendo testadas também na região para frear o avanço da degradação ambiental.

Essas tecnologias trabalhadas pela Embrapa Meio-Norte em um projeto que começou em setembro de 2009, serão apresentadas nesta terça-feira 11, a partir das 8 horas, num dia-de-campo. O evento vai acontecer na estrada da Vaqueta, a 5 quilômetros após a rodoviária de Gilbués, na saída para o município de Corrente.

O dia-de-campo será desenvolvido no experimento do projeto, que é uma área de quatro hectares, e terá três estações. Na primeira, o professor Francisco de Assis Diniz, do Instituto Federal de Educação Tecnológica, vai falar dos principais fatores que contribuíram para a degradação do solo em Gilbués e em municípios da região.

A segunda estação será apresentada pelo pesquisador Marcos Emanuel, que mostrará as práticas conservacionistas que estão sendo usadas no experimento da Embrapa no projeto. A última estação vai focar o levantamento e quantificação de pequenos animais invertebrados, como minhoca, aranha e besouro e a utilização deles como bioindicadores da recuperação do solo. O palestrante será o pesquisador Paulo Henrique Soares.

O evento, que é destinado ao público em geral, é uma realização da Embrapa Meio-Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Universidade Federal do Piauí e Prefeitura de Gilbués.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S