5/07/2010

Eficiência do gado Bonsmara
Na atual pecuária, devemos criar animais que sejam adaptados, férteis, funcionalmente eficientes e hábeis conversores de alimentos. Em outras palavras, todo conceito tem que ser medido em termos de eficiência

Com esta filosofia de trabalho em Holambra, São Paulo, na Estância Futurama Melhoramento Genético, Willy Groot investe em avaliações para melhorar a eficiência do gado Bonsmara. O inicio dos trabalhos na pecuária de corte se iniciaram em 2005 em conjunto com Willebrordus Groot (Guillerme) que já trabalhava na área de melhoramento genético a mais de 60 anos que se mostra exigente e critico na formação de seu rebanho PO, seguindo as metodologias que o consagraram na seleção e melhoramento no gado holandês. Atualmente investindo no bonsmara com a finalidade: econômica, funcional e genética, ampliando a eficiência do rebanho. O objetivo e gerar animais superiores e mais eficientes com o auxilio da ferramenta desenvolvida na propriedade, o Sistema Integrado de Analise (S.I.A.), o sistema tem por objetivo melhores progênies com combinações ideais para servir na pecuária brasileira: Com caracterização, conformação, musculatura, precocidade, alta libido e fertilidade, pelo curto, tamanho moderado, uniformidade, beleza racial e 100% criado a pasto.

BONSMARA, A RAÇA CONSTRUIDA PELA CIÊNCIA - ORIGEM

O Bonsmara e um animal da raça “bos taurus africanus”, resultado de 50 anos de pesquisa conduzida nas estações experimentais de Mara e Messina na província de Linpopo, para produzir uma raça de gado de corte adaptada as condições da savana subtropical da África do Sul. A progênie da cruza de vacas Africâner e touros de raças britânicas foi anotada e avaliada para parição constante, alto peso de desmama, pelagem lisa, baixa mortalidade, docilidade e eficiência funcional.

Os melhores resultados foram obtidos com 5/8 Africaner e 3/8 combinaçao shorthorn/hereford. A raça foi chamada de Bonsmara em homenagem ao professor Jan Bonsma e a instituição de pesquisa de Mara. O grau de sangue foi definido principalmente pelos fatores observados no meio de produção que os animais deveriam interagir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S