5/06/2010

Cavalo Quarto de Milha é tema de três programas especiais no Canal Rural
Foram mais de R$ 550 mil reais distribuídos em prêmios durante o 20º Congresso Brasileiro de Quarto de Milha

O Canal Rural apresenta nos próximos três domingos, a partir do dia 2 de maio, três programas especiais sobre o 20º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de abril na cidade de Avaré, interior de São Paulo. O programa irá ao ar às 9h com apresentação de Sandro Fávero.

Foram 4.700 inscritos para as 15 modalidades disputadas durante o evento. Os melhores exemplares do cavalo Quarto de Milha do País estiveram presentes em Avaré. A raça considerada como uma das mais velozes é também uma das mais versáteis. Foi desenvolvida para trabalhar com gado por ser um animal de velocidade e cobrir pequenas distâncias rapidamente.

A semana de competições foi aberta com a prova de apartação, que consiste em cavaleiro e cavalo apartarem um único boi para fora do rebanho. Nesta prova, o que chama mesmo a atenção é a força do cavalo. Na musculatura definida do animal está o segredo, segundo o especialista em corridas de curta distância Celso Cuba, juiz Oficial da Associação Brasileira da Raça Quarto de Milha (ABQM).

Apesar do foco do trabalho dos juízes estar nas características físicas dos animais, existe uma posição unânime entre eles. Não adianta ter um animal quase perfeito se o cavaleiro que estiver montando não for um verdadeiro atleta.

No programa deste domingo, dia 2 de maio, estará em foco a prova dos três tambores, que consiste em o conjunto (cavaleiro+cavalo) contornar os três tambores distribuídos ao longo da arena no menor tempo possível. A média de tempo da prova é de 18 segundos, tanto para provas femininas como masculinas.

No dia 9 de abril o programa apresentará as provas de apartação na categoria aberta junior. E no último domingo, dia 16 de maio um programa de 3 horas de duração falando sobre os três tambores, apartação e ainda laços e balizas. A prova de laço é uma das mais tradicionais e está presente a 40 anos nos eventos da entidade, nesta prova o que conta é a habilidade do cavaleiro em literalmente laçar o boi.

Com características bem diferentes do laço, outra modalidade com destaque no programa é a baliza. Nesta prova, dois itens são fundamentais: a velocidade e a agilidade dos animais. É na baliza que o quarto de milha mostra o que faz em curta distância. O animal vai em linha reta, volta e vai de novo, fazendo zigue-zague, e encerra o percurso em alta velocidade. Se derrubar a baliza, é penalizado. A adrenalina move os competidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S