5/06/2010

Departamento técnico da Cotrijal orienta para a transição nos pastos
Com a chegada do outono os pastos entram em uma fase de transição, uma vez que esta época do ano é conhecida pelo veranico de maio, que caracteriza o baixo nível das chuvas, e a transição entre os pastos de verão e os de inverno


Assim, o departamento técnico da Cotrijal auxilia e informa os produtores sobre as formas corretas de manejo para que o pasto se desenvolva durante essa transição.

A engenheira agrônoma da Cotrijal Elen Pieri Sandri, que atua junto ao Departamento Veterinário da cooperativa, orienta a utilização de silagem para essa época de pouco pasto. “A silagem é a melhor alternativa, e quem conseguiu se precaver manterá os animais com peso e conseguirá minimizar o problema. O produtor precisa realizar o planejamento, e armazenar alimento para tentar escapar da falta de pasto devido aos problemas climáticos. Tivemos uma estiagem prolongada em 2009, e para esse ano alguns produtores se anteciparam e já estão utilizando a silagem e garantindo a alimentação para o gado”, explica Elen.

Para essa época de pouca pastagem e para os produtores que não trabalham com silagem outra orientação é para um planejamento de parições dos animais. A engª agron. Elen Pieri Sandri explica que esse trabalho de planejamento pode ser solicitado pelo produtor junto ao departamento veterinário da Cotrijal, para que um trabalho possa ser desenvolvido e a parição dos animais direcionada para uma época mais adequada. “Não devem acontecer parições nessa época de pouco pasto, pois dessa forma o animal terá dificuldade de expressar o potencial de lactação, o ideal é o que o produtor consiga planejar, para que seja possível tirar o melhor proveito desse pico de lactação”, relata.

PASTOS DE INVERNO COMEÇARAM A SER IMPLANTADOS EM MARÇO

A implantação dos pastos de inverno iniciaram no mês de março, e estão se desenvolvendo de forma gradativa, para que o animal não fique sem alimento. A engenheira agrônoma da Cotrijal Elen Pieri Sandri orienta a utilização de sementes de boa qualidade, que são disponibilizadas pela cooperativa. “O produtor que armazena sementes tem que tomar os cuidados necessários, para que ela guarde suas melhores qualidades, e possa proporcionar um stande de plantas mais uniformes, mais resistentes ao stress, saudáveis, e com uma vida útil maior, com força para todo o ciclo”. Explica Elen, salientando ainda que o tratamento de sementes evita a sensibilidade a pragas e as doenças da implantação. “Outro cuidado importante é a adubação, que pode garantir a qualidade da forragem de inverno para os animais, e a estabilidade do solo para as culturas de verão”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S