4/16/2010

Epamig estuda melhorias no cruzamento de holandês com zebuínos
Filhos de holandês com zebuínos têm produtividade três vezes maior do que a média das vacas brasileiras


A raça holandesa é a maior produtora de leite de mundo, chega a dar mais de 30 litros de leite por dia. No entanto, ela não se adapta muito bem às condições brasileiras, reduzindo a produtividade em território nacional, além de ser uma vaca cara. Já o gado zebuíno está presente nos trópicos e no Brasil há quase 400 anos, sendo muito bem adaptado ao território brasileiro. Por isso, o cruzamento do holandês com o zebuíno já é utilizado há anos e resulta em uma vaca de boa produtividade leiteira e que se adequa bem aos pastos do Brasil.

O pesquisador José Reinaldo Mendes Ruas, da Empresa Agropecuária de Minas Gerais, trabalha com quatro tipos diferentes de zebuínos neste melhoramento genético (raças gir, guzerá, nelore e um zebu sem raça definida) e vai falar sobre os dados de seus trabalhos no VI Encontro de Zootecnistas do Norte de Minas, que começou ontem na cidade de Montes Claros.

Este cruzamento já é feito há mais de 30 anos. Realizamos o trabalho com quatro tipos de raças de Zebu diferentes com o objetivo de atingir grande produtividade de leite nas condições brasileiras. O objetivo é tentar agregar gene de produção de leite com gene de rusticidade. Isto levará a uma maior adaptação de animais produtores de leite à condição de Brasil, vai reduzir custos de produção e tornar o leite uma atividade mais rentável — diz o pesquisador José Reinaldo Mendes Ruas, da Empresa Agropecuária de Minas Gerais.

O pesquisador explica que a média de produção do cruzamento entre as duas raças não é tão alto quanto a do gado holandês puro, mas é bem superior à média das raças brasileiras, chegando a ter uma produtividade três vezes maior do que a média das vacas adaptadas ao Brasil. Ele diz que a produção brasileira de leite é muito baixa, em torno de 1.200 quilos de leite por lactação de vaca, o que representa uma produção em torno de quatro a cinco litros de leite por dia. Já a média da raça holandesa pura chega a produzir dez mil quilos de leite por lactação por vaca, o que dá uma média de 30 litros por dia. No cruzamento Holandês-Zebu a média é de três mil quilos por lactação, que dá 12 litros de leite por dia.

Como são dois animais de subespécies diferentes, ou seja, animais que não são parentes, tem mais um fator importante neste cruzamento, que é a chamada heterose. Há um choque de sangue e todas as características de baixa transmissão são mais bem manifestadas, em função da heterose. E a produção de leite é uma destas características de baixa transmissão — explica Ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S