1/30/2012

O prazo final para a entrega das informações e dados de performance dos animais (machos e fêmeas) da safra 2010 do Programa Montana, antes do envio para os geneticistas da USP, Pirassununga (SP), está chegando ao fim e muitos criadores já finalizaram suas avaliações.

A avaliação dos 14 meses de idade é a etapa final da avaliação dos animais do Programa Montana, que consiste em medições de peso, altura e circunferência escrotal dos machos, além da avaliação visual de musculosidade, pêlos e resistência a carrapatos. Essa é a última etapa que antecede a formação da nova geração de touros do programa Montana, dos franqueados de todo o Brasil e norte do Uruguai.

Os dados serão enviados para os geneticistas da USP/Pirassununga e, a partir dos resultados, serão identificados os 23% melhores animais que poderão receber a chancela do CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). O início das vendas da nova safra acontecerá em agosto.

Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, assim que os limites para emissão do CEIP são definidos, os técnicos do Programa saem a campo para fazer as avaliações visuais e funcionais de todos os candidatos a touros.

Desde 1993, o Programa Montana seleciona animais compostos com foco em ganho de peso, musculatura, precocidade sexual, carcaças bem terminadas e carne de qualidade. Os animais Montana são geneticamente avaliados e possuem o CEIP, documento que garante a sua superioridade genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S