11/11/2011

Volume transportado pela ALL cresce 10%


A ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL3), a maior empresa independente de serviços de logística da América Latina, anuncia seus resultados para o terceiro trimestre e primeiros nove meses de 2011. O volume transportado no trimestre aumentou 9,6% em relação a 2010, atingindo 12 bilhões de TKUs. No Brasil, principal mercado da empresa, o crescimento foi de 10,4%, sendo 12% em commodities agrícolas e 6% em produtos industrializados.

A geração operacional de caixa consolidada da ALL aumentou 16,4% no terceiro trimestre de 2011, para R$ 429,4 milhões, impulsionada principalmente pelo maior volume da Operação Ferroviária no Brasil e por um crescimento na geração de caixa da Brado Logística, empresa da ALL responsável pela logística de contêineres. No acumulado do ano, a geração operacional de caixa atingiu R$ 1.220,1 milhões, 11,1% maior que no mesmo período de 2010.

O lucro líquido consolidado cresceu de R$88,4 milhões no terceiro trimestre de 2010 para R$ 91,3 milhões no mesmo período deste ano, apesar das maiores taxas de juros quando comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o lucro líquido atingiu R$ 277,5 milhões.

Além disso, a Agência Internacional de Classificação de Risco, Ficth Ratings, elevou de ‘A-’ para ’A’ o rating nacional de longo prazo da ALL em função das melhorias de fluxo de caixa e histórico consistente em termos de crescimento de volume.

“O trimestre foi marcado por ganhos de produtividade e de participação de mercado, principalmente no segmento de commodities agrícolas, melhorias no fluxo de caixa e pela consolidação dos nossos projetos estratégicos, com o início das operações da Ritmo Logística e um outro bom trimestre nas operações da Brado”, explica Paulo Basílio, Diretor Presidente da ALL.

ALL - Operações Ferroviárias

No Brasil, o volume ferroviário cresceu 10,4% no terceiro trimestre do ano, de 11.034 milhões de TKU no mesmo período do ano passado para 12.182 milhões de TKU. O crescimento de volume refletiu fortes ganhos de participação de mercado no segmento de commodities agrícolas e uma melhora na produtividade do material rodante da empresa, aumentando a capacidade total de transporte da malha ferroviária.

O volume de commodities agrícolas aumentou 11,9%, para 9.211 milhões de TKU no terceiro trimestre, e a participação de mercado nos portos em que a ALL opera subiu de 68% para 71%. No segmento industrial o volume aumentou 6%, impulsionado por um crescimento de 4,5% nos fluxos intermodais, com destaque para produtos siderúrgicos e contêineres, e 7,4% nos fluxos industriais puramente ferroviários, impulsionado pelo crescimento de 22,2% no transporte de combustíveis.

“A estabilidade das exportações de grãos em 2011, comparada a um aumento de 6,6% na produção agrícola total no Brasil, deixa uma parte da safra para ser ainda exportada no ano e cria uma perspectiva favorável para o mercado agrícola no quarto trimestre deste ano” afirma Sergio Nahuz, Diretor Comercial da ALL. A receita bruta da Operação Ferroviária no Brasil cresceu 13,8%, atingindo R$ 849,5 milhões no terceiro trimestre. Nesse período, a geração operacional de caixa subiu 12,8%, passando de R$ 354,2 milhões entre julho e setembro do ano passado para R$ 399,6 milhões no terceiro trimestre do ano.

Na Argentina, a geração operacional de caixa aumentou 19,2%, para R$9,6 milhões. O volume ficou estável, no terceiro trimestre, em 969 milhões de TKU.

Brado Logística

Subsidiária da ALL, a Brado Logística desenvolve serviços de logística intermodal de contêineres, concentrando-se em serviços de transporte ferroviário, armazenagem, operação de terminais e retro áreas portuárias, movimentação de contêineres e outros serviços de logística.

A Brado registrou uma geração operacional de caixa de R$ 12,5 milhões, o que representa um aumento de 58,6%, quando comparado ao mesmo período de 2010. Desde abril, quando a empresa foi criada, a Brado acumula um crescimento na geração de caixa de 51,7%, atingindo R$ 20,9 milhões.

Adicionalmente, o plano de investimento da Brado está de acordo com o cronograma, uma vez que a companhia já recebeu os primeiros 17 de um total de 145 novos vagões spinning de 80 pés. O restante da frota adicional deverá ser entregue durante o fim deste ano e o primeiro trimestre de 2012.

Ritmo Logística

Subsidiária da ALL para o transporte rodoviário de cargas, a ALL, neste trimestre, começou a divulgar os resultados da Ritmo Logística em separado, uma vez que a fusão da Unidade de Serviços Rodoviários da ALL com a Ouro Verde foi concluída em 1º de julho e a companhia está agora totalmente operacional. No trimestre, a geração operacional de caixa da Ritmo caiu 8,1%, para R$ 7,7 milhões.

Perfil ALL

A América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de serviços de logística da América Latina. A companhia oferece uma grande variedade de serviços logísticos, incluindo transporte ferroviário e rodoviário nacional e internacional, distribuição, armazenamento, transporte customizado de container aliado à uma distribuição fracionada e transporte intermodal porta-a-porta.

A ALL Holding é composta por três negócios principais: ALL Operações Ferroviárias; Brado Logística e Ritmo Logística. A ALL Operações Ferroviárias é composta por 6 concessões ferroviárias no Brasil e na Argentina, totalizando 21.300 km de malha ferroviária, 1.095 locomotivas, 31.650 vagões, através dos quais a Companhia transporta commodities agrícolas e produtos industriais. A malha ferroviária da ALL abrange uma área responsável por aproximadamente 65% do PIB do Mercosul, onde estão localizados sete dos portos mais ativos do Brasil e da Argentina, por meio dos quais aproximadamente 78% de todas as exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente.

A Brado Logística opera 6 complexos logística e 5 terminais intermodais e pretende desenvolver a logística intermodal de contêineres, focada em transporte ferroviário, estocagem, operação de terminais e retro áreas portuárias, movimentação de contêineres e outros serviços de logística. A Ritmo Logística é uma provedora de serviços rodoviários que opera 700 veículos com foco em serviços rodoviários dedicados e serviços rodoviários intermodais.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.

Desde a privatização da malha, a ALL investiu mais de R$ 7 bilhões. Além desses recursos, a empresa está investindo cerca de R$ 700 milhões no Projeto Expansão Malha Norte, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária. Em outubro a ALL comemorou a chegada dos trilhos em Itiquira (MT), confirmando a previsão de que a etapa final que prevê a chegada em Rondonópolis seja inaugurada em 2012.

Em dezembro de 2010 a ALL anunciou a criação da Brado Logística, em sociedade com a Standard Logística, para o transporte de contêineres. A ALL tem uma participação de 80% no capital social da Brado e os acionistas da Standard 20%. Em julho de 2011, a companhia anunciou a criação da Ritmo Logística, uma nova empresa no segmento de transporte rodoviário. Neste projeto, a unidade ALL Serviços Rodoviários foi segregada, fundindo-se com a Ouro Verde Logística. Esta companhia tem foco específico em serviços rodoviários. A ALL tem 65% da nova empresa e a Ouro Verde 35%.

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S.R.S