3/15/2011

Agronegócio / Política Rural - Administração rural / Notícia


15/03/2011 14:55
Presidente da Ubabef fala sobre o potencial brasileiro, como fornecedor mundial de alimentos, na Business School São Paulo
O presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, realizará nesta terça-feira (15) palestra sobre o potencial brasileiro como grande fornecedor de alimentos para o mundo, em sessão informativa com os diretores dos masters da Business School São Paulo, na capital paulista


Líder da entidade máxima do maior segmento produtivo de cárneos do país e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Turra destacará as oportunidades reservadas ao Brasil como fornecedor mundial de alimentos.

Segundo Turra, com o aumento da demanda por alimentos - especialmente nos mercados emergentes em que o incremento da renda per capta proporcionou mais recursos para o consumo de proteínas e outros produtos de maior valor agregado - o Brasil, que hoje é o segundo maior produtor do planeta, assumirá um papel determinante na segurança alimentar mundial.

“Dados da OCDE indicam crescimento de 20% na demanda mundial por alimentos, em decorrência do aumento da população mundial. Nesse contexto, o Brasil deverá aumentar em 40% a produção nacional, para compensar a incapacidade produtiva de outras regiões”, ressalta o ex-ministro.

Segundo as mesmas projeções, explica Turra, o consumo mundial de proteínas de cárneos – entre frango, suínos e bovinos – deverá atingir 315 milhões de toneladas até o período de 2019-2020. Mais de 80% de proteína animal se concentrarão nos países em desenvolvimento.

“Graças à abundância de terras, de capital e tecnologia, o Brasil deverá se tornar responsável por um terço das exportações de carnes até 2018, com crescimento de 25% nos embarques realizados pelo país. Porém, mesmo com condições favoráveis, o Brasil ainda precisa superar desafios fundamentais para a garantia da competitividade, a exemplo da desoneração tributária, da regulação no mercado de insumos e do câmbio fraco”, destaca.

A palestra acontecerá no Campus Morumbi da Business School São Paulo, a partir das 19h30. A entrada é gratuita. Informações pelo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S