12/06/2010

O plantio de soja, em Mato Grosso, chegou ao fim neste final de semana
A temporada 10/11, após várias interrupções e atrasos em função da falta de chuvas e depois pela ausência de regularidade das precipitações, se iguala ao mesmo ritmo de semeadura observado no início de dezembro do ano passado.

Conforme novo informe sobre a evolução do plantio divulgado ontem pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até a última quinta-feira, o cultivo da oleaginosa atingia 98,9% da área estimada em 6,21 milhões de hectares. No mesmo período do ano passado, o plantio cobria 99% de uma área na mesma proporção.

Mesmo com o atraso que segurou a dinâmica no campo por mais de um mês no Estado, a regularização das chuvas permitiu a retomada do plantio, inclusive com trabalhos feitos durante à noite. Com as plantadeiras aceleradas foi possível a evolução e assim encerrar o plantio dentro do período esperado.

Das sete regiões utilizadas pelo Imea, em cinco delas o plantio foi concluído: noroeste, norte, médio norte, oeste e centro sul. A porção médio norte é o principal termômetro da sojicultura estadual, pois produz cerca de 40% do total mato-grossense. Das 18,66 milhões de toneladas estimadas para esta temporada pelo Imea, 7,71 milhões t deverão vir desta região.

Seguem com as plantadeiras, os produtores que cultivam o grão em municípios das regiões sudeste e nordeste, cuja cobertura atinge 97,5% e 95%, respectivamente. A previsão deles é encerrar os trabalhos no decorrer da próxima semana, com avanços na medida em que as chuvas favorecerem a semeadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S