11/10/2010

Governo federal deve liberar recursos no valor de R$300 milhões para safra de trigo 2010/2011



A informação foi repassada pelo deputado Moacir Micheletto (PMDB), coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária, após audiência com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. A Portaria nº 1.071 deve ser publicada hoje (9) no Diário Oficial da União, definindo os mecanismos a serem colocados à disposição dos produtores e suas cooperativas.

Segundo Micheletto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai promover leilões de Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para as indústrias moageiras de trigo e comerciantes de cereais. As datas e os volumes a serem ofertados ainda não têm data definida. "Há também a possibilidade de se lançar o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua cooperativa (Pepro)", informou o deputado. Os detalhes das operações serão discutidos entre o setor tritícola e o ministro Rossi amanhã, em Brasília.

"Esta liberação de recursos traz um certo alívio aos produtores de trigo que estão finalizando a colheita com perspectivas nada animadoras de mercado. Muitos estão vendendo a safra a preços abaixo do garantido pelo governo, situação desesperadora para aqueles que tinham empréstimos para pagar", explicou o deputado. A comercialização da safra, segundo informações da assessoria de Micheletto, é ruim tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul, principais estados produtores, com as indústrias moageiras preferindo o produto importado.

PEP e PEPRO - O PEP é um prêmio concedido ao arrematante que adquire e transporta o produto especificado nos leilões, onde são definidos a origem e o destino da mercadoria, conforme o preço fixado pelo governo. O produto deve ser comprado diretamente do produtor ou cooperativa. O interessado precisa estar cadastrado em uma bolsa de mercadorias e garantir o preço mínimo ao produtor. O Pepro é uma subvenção econômica (prêmio) concedida ao produtor rural ou sua cooperativa que se dispõe a vender o seu produto pela diferença entre o preço mínimo fixado pelo Governo Federal e o valor do Pepro arrematado em leilão. Estes instrumentos são lançados quando o preço de mercado estiver abaixo do preço mínimo do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S