11/03/2010

Dilma é a primeira mulher presidente
O Brasil elegeu neste domingo a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Com isso, ela se tornou a primeira mulher que irá assumir o Palácio do Planalto e comandar a nação





Com 99,99% dos votos apurados, a candidata petista havia alcançado 56,05% dos votos válidos, 55.748.569 sufrágios. O tucano José Serra tinha 43,95% ou 43.708.704 votos. A abstenção atingiu 21,5%, mais de 29 milhões das 135 milhões de pessoas que compõem o eleitorado do País.

Ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, Dilma foi alçada já em 2008 à condição de candidata pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que começou então a dar as primeiras indicações de que gostaria de ver uma mulher ocupando o posto mais importante da República.

Em 31 de março deste ano, Dilma deixou a Casa Civil para entrar na pré-campanha. Cresceu nas pesquisas e chegou a ter mais de 50% dos votos válidos em todas elas, mas começou a oscilar negativamente dias antes do primeiro turno, após a revelação dos escândalos de corrupção na Casa Civil e da entrada do tema do aborto na campanha.

Logo no primeiro debate do segundo turno, reagiu aos ataques que vinha sofrendo e contra-atacou Serra. A partir daquele momento, a diferença entre os dois candidatos nas pesquisas parou de cair.

Dilma se tornou neste domingo o 40º presidente da República brasileira.

A petista ganhou força para disputar o cargo ao assumir o posto de ministra-chefe da Casa Civil, em junho de 2005, após a queda de José Dirceu (PT) no escândalo do mensalão.

Com a reeleição de Lula e sem grandes rivais à altura no PT, Dilma tornou-se, depois do presidente, o grande nome do governo. Apesar do poder acumulado e do protagonismo que passou a exercer ao lado de Lula, até outubro de 2007 Dilma negava que seria candidata.

O pai de Dilma, o búlgaro Pedro Rousseff, veio para o Brasil na década de 1930. Já estava há cerca de dez anos no Brasil quando, numa viagem a Uberaba, conheceu a professora primária Dilma Jane Silva. Casaram-se e tiveram três filhos. Dilma nasceu em dezembro de 1947.

Governo será dividido com aliados, diz Dilma

A presidente da República eleita, Dilma Rousseff (PT), afirmou neste domingo pela manhã, em Porto Alegre, que irá formar a equipe de governo com os partidos de sua coligação Para o Brasil Seguir Mudando, formada por PT, PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PRB, PR, PSC, PTC e PTN.

"É exigido que as pessoas que assumam a direção do País tenham sentido republicano e o compromisso democrático de governar para todos. Mas é com minha coligação, que me trouxe até aqui, com quem vou governar." A petista reiterou que irá construir um governo plural, que dê atenção aos problemas da maioria da população.

Dilma começou o dia em um café da manhã com cerca de 200 apoiadores no Hotel Plaza São Rafael. A petista foi recepcionada com entusiasmo pelo governador eleito Tarso Genro (PT), os ex-governadores Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT), o senador Sérgio Zambiasi (PTB), os deputados federais Beto Albuquerque (PSB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Henrique Fontana (PT), Vieira da Cunha (PDT) e Marco Maia (PT) e os prefeitos de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e de Canoas, Jairo Jorge (PT), além de outras lideranças locais.

Dilma fez um balanço da campanha e afirmou que estava contente de voltar ao Rio Grande do Sul, onde firmou sua trajetória política. "Ontem (sábado) estive em Minas e, domingo, em Porto Alegre, é como se tivesse refeito minha trajetória de vida", observou, lembrando que nasceu em Minas Gerais, mas morou por 30 anos na Capital gaúcha. "Vejo pessoas com as quais partilhei minha vida afetiva e política", acrescentou, lembrando o período em que esteve no governo de Olívio e Collares. "É um bálsamo concluir a campanha entre amigos do Rio Grande do Sul."

Antes de encerrar o encontro, ela pediu mobilização intensa dos aliados até o fechamento das urnas. E respondeu que, se eleita, prefere a palavra presidenta, para destacar o fato de uma mulher ter sido eleita chefe do Executivo do Brasil pela primeira vez.

Por volta das 9h15min, Dilma se dirigiu com Tarso à Escola Estadual Santos Dumont, na zona Sul, onde ambos votam. Eles foram recebidos por militantes com bandeiras do PT, que gritavam "Ela é mulher!/ Ela é guerreira!/ Quero a Dilma presidente brasileira!" Apesar da quantidade de militantes, não havia santinhos no local. A petista almoçou com a família, na casa da filha, no bairro Assunção, e depois embarcou para Brasília.

Líderes gaúchos apostam em governo sintonizado com o Rio Grande

O governador eleito Tarso Genro (PT) celebrou a vitória de Dilma, afirmando que o Executivo estadual poderá estabelecer parceria com a União. "Depois de anos, o Rio Grande do Sul terá identidade estratégica com o governo federal".

Tarso acredita que Dilma usará a experiência de trabalho no governo estadual para auxiliar o desenvolvimento do Estado. "Ela tem raízes culturais e afetivas com o Estado", observa. O governador eleito do Rio Grande do Sul ressaltou que, apesar de a petista representar o projeto de continuidade de Lula, ela fará o País crescer ainda mais. "Dilma será uma governante de continuidade e superação", projeta.

Otimista, já pela manhã o senador Sérgio Zambiasi (PTB) tinha convicção da vitória. "É a primeira vez que o Rio Grande do Sul estabelece essa conexão tão forte com a presidente; o Brasil ganha e o Estado também"

O ex-governador Olívio Dutra lembrou o trabalho de Dilma durante seu governo (1999- 2002), no qual foi secretária de Minas e Energia e Comunicação, para listar as qualidades da próxima presidente. "É uma pessoa responsável, séria, comprometida e sensível com os problemas do povo brasileiro".

Olívio projeta que o governo de Dilma irá sintonizar suas políticas para o Estado com as de Tarso. "Tivemos antes (1995-1998) o Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o Antônio Britto (PMDB), que era uma sintonia de privatização. A sintonia agora é de respeito à coisa pública", compara. Ele destaca que o projeto da petista para o Brasil indica a busca de melhora do serviço público. "Tem um programa que prioriza que o Estado funcione bem para a maioria, através do controle público e não do privado."

O deputado estadual Mendes Ribeiro Filho, que enfrentou a maioria serrista do PMDB gaúcho para fazer campanha para Dilma, avalia que, ao final da campanha, foi possível ressaltar a capacidade de gestão da petista. "Ela mostrou para o País que está preparada, que tem competência para enfrentar dificuldades como poucos conseguiram."

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), avalia que, com a vitória de Dilma, Porto Alegre e o Estado ganharão atenção especial do governo. Ele, que conhece Dilma há mais de 20 anos, diz que sabe "da capacidade pessoal e intelectual" da petista e da firmeza em tomar decisões. "O pessoal a confunde com uma pessoa enérgica, mas ela apenas tem firmeza ao tomar uma decisão quando está convicta de que é a melhor. Mas ela também sabe ouvir", avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S