2/10/2010

EPAMIG apresenta máquina para extração de azeite em escala industrial
Uma máquina de fabricação italiana, com capacidade para extrair azeite de 100 quilos de azeitonas por hora, será apresentada na próxima sexta-feira, dia 12, no Dia de Campo sobre Olivicultura, da EPAMIG


O evento, que será realizado no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeite e Azeitona, em Maria da Fé, às vésperas do Carnaval, já é tradicional. “Por causa do feriado prolongado, a região recebe muitos produtores de outras regiões e até de fora de Minas, que aproveitam para conhecer as novidades sobre fruticultura, azeite e azeitona”, diz o gerente da Fazenda Experimental de Maria da Fé, Nilton Caetano de Oliveira.

As inscrições para o dia de campo podem ser feitas no dia, a partir das 8h, mediante pagamento de taxa de R$10,00 que inclui almoço. As estações técnicas serão iniciadas às 9h (a programação completa está anexa). Durante essas minipalestras os participantes receberão orientações sobre propagação e sistema de cultivo da oliveira, produção de azeite de oliva, além de técnicas para o curtimento das azeitonas em água e sal. Na palestra sobre conserva, serão mostrados como são feitos colheita, transporte, lavagem, fermentação, salga e embalagem.


Novo equipamento

O novo equipamento para extração do azeite, importado recentemente pela EPAMIG da Itália, tem capacidade para extração do azeite em escala industrial, através de processo contínuo de centrifugação. “A vantagem é que é mais rápido e o azeite sai com menos resíduos”, diz o pesquisador João Vieira Neto. Segundo ele, além de atender as necessidades da fazenda experimental, a máquina também será disponibilizada a parceiros e produtores de qualquer região do país. A máquina foi adquirida por R$150 mil, provenientes do Plano de Sustentabilidade da EPAMIG.

Um comentário:

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S