Uma máquina de fabricação italiana, com capacidade para extrair azeite de 100 quilos de azeitonas por hora, será apresentada na próxima sexta-feira, dia 12, no Dia de Campo sobre Olivicultura, da EPAMIG

O evento, que será realizado no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeite e Azeitona, em Maria da Fé, às vésperas do Carnaval, já é tradicional. “Por causa do feriado prolongado, a região recebe muitos produtores de outras regiões e até de fora de Minas, que aproveitam para conhecer as novidades sobre fruticultura, azeite e azeitona”, diz o gerente da Fazenda Experimental de Maria da Fé, Nilton Caetano de Oliveira.
As inscrições para o dia de campo podem ser feitas no dia, a partir das 8h, mediante pagamento de taxa de R$10,00 que inclui almoço. As estações técnicas serão iniciadas às 9h (a programação completa está anexa). Durante essas minipalestras os participantes receberão orientações sobre propagação e sistema de cultivo da oliveira, produção de azeite de oliva, além de técnicas para o curtimento das azeitonas em água e sal. Na palestra sobre conserva, serão mostrados como são feitos colheita, transporte, lavagem, fermentação, salga e embalagem.
Novo equipamento
O novo equipamento para extração do azeite, importado recentemente pela EPAMIG da Itália, tem capacidade para extração do azeite em escala industrial, através de processo contínuo de centrifugação. “A vantagem é que é mais rápido e o azeite sai com menos resíduos”, diz o pesquisador João Vieira Neto. Segundo ele, além de atender as necessidades da fazenda experimental, a máquina também será disponibilizada a parceiros e produtores de qualquer região do país. A máquina foi adquirida por R$150 mil, provenientes do Plano de Sustentabilidade da EPAMIG.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir