1/28/2010

Recanto temático terá 70 cenários de conscientização
A Emater apresentará 16 atividades distribuídas em parcelas dentro de uma área de aproximadamente 20.000 m2 durante a 11ª Expodireto Cotrijal, sendo que um dos destaques será o Recanto Temático, que pelo 6º ano estará desenvolvendo um tema de conscientização voltado para o meio ambiente, com repercussão econômica e social. Esse ano o assunto proposto pelo espaço será “Planeta Terra - a casa que eu te aluguei”, distribuído em 70 cenários que retratarão a criação do mundo, a ação do homem, a reação da natureza, a necessidade de conscientização para a sobrevivência das futuras gerações.

Celso Siebert, atua na coordenação de infra-estrutura da Emater na Expodireto Cotrijal, e coordena o Centro de Treinamento de Agricultores em Não-Me-Toque, revela que os trabalhos de preparação do Recanto Temático encontram-se em ritmo acelerado, estando previsto para o final de fevereiro a conclusão das atividades de infra-estrutura de montagem dos cenários. “ Para os dias do evento cerca de 8 pessoas estarão desenvolvendo o tema junto ao Recanto Temático. O público que visita o esse espaço é bastante variado, desde visitantes à expositores, cuja frequência na última edição chegou a 55 mil pessoas e acreditamos que para esse ano a participação será ainda maior”, relata Siebert.

Siebert explica que a escolha do tema que será trabalhado no Recanto Temático foi definida com bastante antecedência entre a Emater/RS e a Cotrijal. “O tema é alternado cada ano, um ano com forte enfoque ambiental e no outro com destaque para o ambiental e econômico/social”, explica.

Já sobre a participação da Emater na Expodireto Cotrijal, Celso Siebert destaca o trabalho de um grande número de Extensionistas Rurais que atuam durante um longo período preparando as atividades. “A Expodireto Cotrijal é uma feira ímpar, mas aqui no Espaço Familiar Rural, sob responsabilidade da Emater,através da coordenação do Escritório Regional de Passo Fundo, na pessoa do Gerente Regional Oriberto Adami, o agricultor fica muito à vontade, pois procuramos desenvolver um trabalho voltado para ele, focado na realidade da propriedade rural, cujo maior desafio ainda é inovar “, conclui.

Temas trabalhados no Recanto Temático :

2005 – Os 50 anos da Extensão Rural
2006 – Água
2007 – O Cooperativismo: 50 anos da Cotrijal
2008 – Os 10 Mandamentos da sobrevivência
2009 – A história do Zé e a história do João
2010 - Planeta terra: a casa que eu te aluguei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S