1/26/2010

Macaúba para biodiesel: Epamig desenvolve pesquisa pioneira
Pesquisa pioneira realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) estuda a cadeia produtiva da segunda maior planta produtora de óleo do mundo, a Macaúba




O estudo é desenvolvido por meio do projeto “Emergência de arranjos produtivos de oleaginosas perenes, no Cerrado brasileiro: o caso da cadeia produtiva do biodiesel da macaúba no município de Montes Claros - MG”, aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pelo pesquisador da EPAMIG José Carlos Fialho.

A pesquisa tem por objetivo estudar a rentabilidade econômica e a produção de óleo da planta, além de prospectar futuras pesquisas e desenvolvimento de produtos nas diferentes etapas do processo produtivo. “Identificaremos os problemas nas áreas de colheita e armazenamento e, em seguida, repassaremos as informações para toda a cadeia produtiva. É uma grande oportunidade para os produtores avaliarem o custo – benefício da atividade” explica o pesquisador. Ele salienta também que essa pesquisa visa, principalmente, a utilização de óleo para biodiesel. “Montes Claros tem uma usina de biodiesel e a demanda por óleo é muito grande”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S