12/15/2009

ABA e Marfrig assinam contrato de certificação
A Associação Brasileira de Angus (ABA) e o Grupo Marfrig firmaram contrato para certificar a carne Angus nas unidades do Marfrig, no Rio Grande do Sul


Com a medida, assinada pelos presidentes da ABA e Grupo Marfrig, respectivamente, Joaquim Mello e Marcos Molina, a nova tabela de premiação ao fornecedor carne Angus, integrante do Programa Carne Angus Certificada, no Estado, entra em vigor a partir de 01/01/2010.

Segundo o CEO de Bovinos do Grupo Marfrig, James Cruden – que acompanhou o ato de assinatura realizado em 09 de dezembro, em Porto Alegre (RS) –, a parceria objetiva incentivar a raça Aberdeen Angus com premiações baseadas em três pontos: animais da raça (Angus Definido e Cruza Angus), qualidade de carcaça e rastreabilidade (animais rastreados visando exportação para a União Europeia, e, rastreabilidade desde a desmama).

"Vão ser considerados animais jovens, acabamento, rastreabilidade desde a desmama e tipificação de carcaça de primeira onde o produtor que apresentar todos esses itens poderá receber uma premiação até 10% superior ao preço base pago pelo Marfrig", sinalizou o executivo. O estímulo à produção de animais rastreados com habilitação para a UE, que integram a lista Trace (que contempla estabelecimentos aprovados para exportar aos países integrantes do bloco europeu), será reforçado com a atuação integrada entre a ABA e o Marfrig.

"Os novilhos Angus Trace serão os animais mais bem pagos pela indústria. Não deveremos ter um boi mais bem pago no Rio Grande do Sul do que o Angus Trace, em 2010", destacou o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, ao evidenciar que o Marfrig atua direcionado ao mercado de qualidade e aos que mais bem pagam. O presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Mello, frisou para a abertura de mercado para a cadeia produtiva da carne que o contrato representará. "Esta parceria com o Marfrig, no Rio Grande do Sul, abre um importante mercado para a indústria da carne, do sêmen, da pecuária e da exportação como um todo", ressaltou.

Desde o segundo semestre de 2009 o Grupo Marfrig arrendou as quatro unidades do Frigorífico Mercosul, no RS, frigorífico parceiro do Programa Carne Angus Certificada da ABA desde 2003. Assim como já ocorre com a certificação da carne Angus, em São Paulo, a ABA entende que a produção de carne Angus será fortalecida, no Rio Grande do Sul, com a ação do Marfrig. "Ainda esperamos que os mesmos programas de fomento da indústria já existentes no centro do país sejam estendidos para o produtor de Angus, no Estado", sentenciou Velloso lembrando do Programa Marfrig Fomento, onde vacas são inseminadas com touros Angus financiados pelo Marfrig no intuito de aumentar e regularizar a oferta de animais Cruza Angus. Há também o Programa Marfrig Premiação, estabelecido em parceria com a Associação Brasileira de Angus, que objetiva impulsionar o pecuarista que produz qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S