5/02/2011

Para UNICA, estudo da Universidade de Stanford traz novo trunfo da cana-de-açúcar contra aquecimento global

Eles avaliam que ao refletir a luz solar e aumentar a umidade do ar próximo, a cana traria um benefício adicional para o combate às mudanças climáticas e aos efeitos do aquecimento global.

Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o estudo introduz um novo e importante benefício ambiental proporcionado pela cana, ampliando ainda mais o leque de impactos positivos que a planta proporciona.

“Este estudo mostra esse impacto específico de redução de temperatura local pela primeira vez e de forma acadêmica, com impacto quantificado. Para nós, no Brasil, isto é muito relevante,” afirma Luiz Fernando do Amaral, gerente de Sustentabilidade da UNICA. Ele lembra que como o etanol produzido a partir da cana-de-açúcar já reduz emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 90% se usado em substituição à gasolina, um índice de redução reconhecido por instituições de peso de várias partes do mundo.

“O passo adicional dos pesquisadores de Stanford foi diagnosticar que as plantações de cana também possuiriam outro impacto benéfico no combate às mudanças climáticas,” explica. O resultado do trabalho dos pesquisadores americanos foi a conclusão de que plantações de cana reduzem a temperatura local, comparadas com outras culturas ou pastagens. “Este fenômeno ocorreria em decorrência do fato de a cana refletir mais a luz do sol e fazer com que o ar fique mais úmido quando comparado a outras produções agropastoris,” completa Amaral.

O trabalho americano mostra que, ao crescer sobre áreas de pasto ou outras culturas agrícolas, a cana ameniza o calor em uma determinada região, levando a uma redução média de 0,9 graus centígrados. “Nossos resultados indicam que a expansão da cana-de-açúcar em áreas agrícolas e pastagens têm um efeito direto para o resfriamento da temperatura local, que reforça os benefícios indiretos deste uso do solo para o clima,” conclui o trabalho dos pesquisadores de Stanford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S