4/26/2011

Stephanes cobra plano para manter estoque regulador de álcool
O ex-ministro da Agricultura, deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB/PR), cobrou do governo, na última quarta-feira (20/04), um plano para incentivar o aumento da produção de álcool


Para Stephanes, o preço do álcool aumenta porque há um desequilíbrio entre a oferta e a demanda. "É uma questão simples. A frota de veículos a álcool vem crescendo em ritmo superior ao da produção", explicou. Entre 2007 e 2010, por exemplo, o consumo de álcool aumentou 61%, e a produção, apenas 22%. "Em consequência, os preços dispararam", afirmou o deputado.

Falta de produção - Além das dificuldades criadas pela entressafra e pela moagem de cana-de-açúcar para a produção de álcool, Stephanes destacou que falta produção, de maneira geral, e que a importação dos Estados Unidos não resolverá o problema. "Sem incentivar a instalação de novas unidades produtoras e sem criar condições para manter o estoque regulador, corremos o risco de a situação deixar de ser sazonal para se tornar crônica", ponderou. Stephanes admitiu que, em curto prazo, com a moagem da nova safra, os preços deverão recuar, mas por prazo incerto. "A situação exige um programa de médio prazo. Sem ele, é possível que venhamos a conviver com esse problema durante muito tempo", admitiu.

Açúcar - O deputado, que também é economista, disse que mesmo o fato de o Brasil passar a exportar mais açúcar nesse período não justifica o desequilíbrio do álcool no mercado interno. "A diversidade é boa para os produtores e pode ser administrada com planejamento", frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S