1/14/2011


A Exposição Brasileira da Raça Mangalarga acontecerá este ano novamente na região sul do País. Desta vez, entretanto, o evento, cuja edição anterior aconteceu na cidade gaúcha de Esteio, ocorrerá no município paranaense de Londrina.

Organizada pelo Núcleo Mangalarga do Norte do Paraná, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) e a Sociedade Rural do Paraná, a exposição acontecerá entre os dias 7 e 17 de abril, dentro da programação da 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, marcada para ocorrer nas dependências do Parque Governador Ney Braga.

Com sede itinerante e peso diferenciado para o ranking da raça, a Brasileira está entre as mais aguardadas mostras do Calendário de Exposições da ABCCRM. Nos últimos anos, essa importante exposição mangalarguista passou por quatro diferentes regiões brasileiras, sempre procurando divulgar, fortalecer e fomentar a raça. Além da gaúcha Esteio, em 2009, a mostra passou pela nordestina Salvador (BA), em 2008, pela cidade de Goiânia (GO), em 2007, e pela capital mineira Belo Horizonte, em 2006.

Segundo os organizadores, diversos fatores influenciaram na escolha de Londrina como sede da Exposição Brasileira. O grande interesse do público local por bons cavalos de sela foi um deles, assim como a estratégia da ABCCRM de fortalecer a presença da raça na região sul do País. Além disso, a Expo Londrina, que todos os anos é visitada por pessoas provenientes de todo Brasil e também de inúmeros outros países, é considerada uma importante vitrine para o cavalo Mangalarga. Afinal, a feira do norte do Paraná está entre as mais importantes da América Latina. No ano passado, por exemplo, ela recepcionou um público de 463,5 mil pessoas, recebendo ainda 12.907 animais de 46 raças entre bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos. E registrou 27 leilões, que juntos comercializaram R$ 17,2 milhões, uma importante parcela da receita total do evento: R$ 194 milhões.

A Expo Londrina, além disso, possui uma longa relação com o cavalo Mangalarga. Segundo o Núcleo do Norte do Paraná, a participação da raça é bastante tradicional, ocorrendo desde as primeiras edições do evento. Mais informações sobre o Exposição Brasileira podem ser obtidas no site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo telefone (11) 3673-9400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S