8/13/2010

Produtores do PR querem ajuste fiscal para manter a competitividade
Produtores de carne, aves, suínos e leite querem a revisão da legislação tributária para poderem manter a competitividade dos produtos paranaenses nos mercados nacional e internacional



A pauta de reivindicações foi entregue ao governador Orlando Pessuti nesta quarta-feira (11/08) por representantes da categoria. "O governo estudará medidas para restabelecer o equilíbrio e a competitividade do setor agroindustrial do Paraná em relação a outros mercados", afirmou.

Outros estados - Com a legislação vigente, os produtos de outros estados têm um custo menor do que os paranaenses, o que faz com que as empresas paranaenses percam a competitividade nos principais mercados consumidores do país. "Solicitamos ao governador medidas para adequar a legislação atual em relação à malha tributária do ICMS", disse o presidente do Sindicato da Indústria de Carnes do Paraná (Sindicarne), Péricles Pessoa Salazar.

São Paulo - O estado de São Paulo é o maior consumidor dos produtos paranaenses, responsável por absorver cerca de 60% da produção. "Mas nossos consumidores de São Paulo não aceitam o crédito de ICMS que geramos para eles. Assim, ou eles não compram nossos produtos ou querem um desconto proveniente do crédito na nota", explica Salazar.

Lácteos - O mesmo problema enfrenta a indústria de laticínios e derivados. "Do leite longa vida consumido no Paraná, apenas 24% é produzido aqui, enquanto 76% vêm de outros estados. Isso se deve à guerra tributária, que torna o produto paranaense menos vantajoso", explica o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná, Wilson Thiesen. Segundo ele, outros estados, principalmente em São Paulo, têm feito mudanças frequentes na legislação, o que tem dificultado a comercialização da produção paranaense.

Proposta - "Propomos um ajuste na legislação em relação à malha tributária do ICMS que contribua para gerar maior competitividade para as empresas do Paraná sem que se altere a arrecadação tributária do Estado", disse o presidente do Sindicarne, Péricles Pessoa Salazar.

Qualidade - De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, o Paraná tem a melhor tecnologia na área de leite, de suínos, de aves e cooperativas, o que faz do estado um exportador de primeira linha no Brasil. E a agroindústria é responsável por empregar cerca de um terço dos trabalhadores do Paraná. "O tema tem uma enorme importância social e também tecnológica. A indústria que envolve suínos, carnes, aves e leite emprega diretamente mais de 200 mil pessoas, e o número chega a 1 milhão se considerado o resto da cadeia produtiva. Só os produtores de leite são 120 mil", informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S