8/20/2010

Paraná confirma novos casos de raiva bovina
A defesa sanitária da Secretaria de agricultura do Paraná (Seab) confirmou dois focos de raiva na zona rural de Londrina


O primeiro deles foi identificado no distrito de Guaravera na semana passada, quando um bovino morreu vítima da doença, e o segundo ontem, próximo a Irerê.

Segundo Carlos Eduardo Bonezi, coordenador de defesa sanitária animal da Secretaria Estadual da Agricultura, não é comum a doença aparecer nesta região. "Tivemos seis focos em Sertanópolis no mês de junho e agora confirmamos mais esses dois. Visitaremos um raio de 12 quilômetros a partir dos focos para vacinar os animais das demais propriedades", explica Bonezi, que descarta a hipótese de uma epidemia.

A partir da próxima segunda-feira, 16, a Seab deve estruturar novamente as equipes que participarão do trabalho. Caso o produtor identifique um animal com sintomas da doença, a Seab informa que ele não deve ser sacrificado. ""Nós esperamos a morte do animal para que seja feita a coleta. Mandamos o material para Curitiba e em um dia já temos os resultados. O coordenador afirma que será feito também um monitoramento da população dos morcegos hematófogos para dificultar a disseminação da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S