2/01/2010

A invasão dos pesos pesados


Famosas por seu tamanho avantajado e a vocação como animais de tração, seja na lida ou no lazer, três raças dos maiores e mais fortes cavalos do Brasil promovem suas mostras anuais entre 4 e 7 de março durante a EMAPA, em Avaré (SP), importante evento do agronegócio no País.

O Bretão chega a sua 11ª Exposição Nacional, o Percheron a 4ª edição, enquanto o Clydesdale realiza a 7ª mostra da raça no Brasil. É a primeira vez que estes três pesos pesados promovem juntos suas mostras oficiais. O evento tem, ainda, entre as atrações, a inédita Feira de Cavalos de Tração e provas funcionais de tração e Atrelagem.

Os julgamentos morfológicos serão realizados no sábado, 6, com a manhã reservada ao Percheron e a partir das 13h00 ao Bretão que passa pelo crivo da juíza francesa Julie Gobert, Diretora Técnica de Fomento do Bretão no Stud Book do Syndicat du Cheval Breton na França. Pelo número reduzido de exemplares no País, o Clydesdale estará apenas em demonstrações e não nas pistas de julgamento ou à venda.

A 1ª Feira de Cavalos de Tração abre as atrações na sexta-feira, 5, a partir das 10h00, e segue até domingo, 7. Organizada pela ABCCBretão, a feira será uma oportunidade de venda direta como ocorre nos haras. Objetivando o fomento das raças, a feira quer atrair novos criadores e quem adquirir seu primeiro Bretão ou Percheron ganhará o cadastro como associado, a anuidade 2010 e a documentação de transferência do animal.

As três mostras terminam no domingo, 7, com a realização de provas funcionais de Tração e Atrelagem com demonstrações de força e habilidade.

O palco das exposições do Bretão, Clydesdale e Percheron é o Recinto Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).

Quem são os pesos-pesados?

Bretão, o Percheron e Clydesdale são as três raças “pesadas” - também chamadas de “sangue frio” – de tração selecionadas no Brasil. Saiba um pouco mais sobre elas.

Bretão: Considerada a raça de tração mais difundida na Europa, o Bretão foi eleito o preferido dos pequenos e médios agricultores, sendo um substituto eficiente de burros, mulas e de pequenos tratores.

É utilizado para puxar carruagens e troles em passeios turísticos, como montaria em desfiles e no policiamento. Na lida, puxa toras nos reflorestamentos, na extração de madeira, além de ser usado na aração da terra e no manejo das fazendas. Um Bretão puro consegue puxar um implemento sem rodas de até 1.500 kg, e com rodas até 4.000 kg.

Percheron: É a raça de tração mais popular do mundo. Originários da França estes animais fazem muito sucesso na América do Norte. Dono de grande força e elegância, o Percheron é utilizado em diferentes funções. No Brasil a raça foi introduzida na década de 20 do século passado numa iniciativa do Exército, além das companhias Matarazzo e Cervejaria Antarctica, que utilizavam estes animais para puxar os carroções de entrega na cidade de São Paulo.

Clydesdale: Raça de tração originária da Inglaterra, o Clydesdale também conquistou a América, especialmente os Estados Unidos e Canadá, que já concentram as maiores criações mundiais da raça. O Clydesdale chega a pesar 1.200 kg, ultrapassando 1,80m de altura até a cernelha. Os animais necessitam de um arreamento feito sob medida e de forma personalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S