12/02/2009

Plantio direto diminui emissão de carbono pelo solo


Correntemente associado à poluição pela queima de combustíveis fósseis, sua liberação na atmosfera encontra-se também relacionada à agricultura, onde um dos vínculos concerne ao modo de se trabalhar o solo para o cultivo.

Dependendo da forma de como cuidar do solo, é possível evitar que parte do carbono presente em produtos da matéria orgânica, originária de resíduos vegetal e animal, seja emitida para a atmosfera na forma de gás carbônico.

Pesquisas nesse sentido vêm ganhando volume no Brasil. Existe a necessidade de se gerar conhecimento para balizar a mensuração da emissão de gases de efeito estufa pela agricultura na região tropical e inclusive utilizar esses dados como subsídio para a elaboração de relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

Dentre as instituições que realizam esse tipo de investigação científica, estão a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), a Embrapa Soja (Londrina-PR), a Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) e a Universidade Federal Fluminense - Instituto de Geoquímica (Niterói-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo, faça seu comentário.

S.R.S